Fusão e Aquisição para obtenção de vantagem competitiva: um estudo no setor de supermercados

Víctor Zômpero Ortolan, Douglas Vieira da Silva

Resumo


O estudo apresentado a seguir busca compreender a estratégia de fusão e aquisição como fonte de criação de vantagem competitiva para pequenas e médias empresas em supermercados localizados em regiões do interior do Estado de São Paulo. De modo a melhor conhecer os fenômenos que se desejava estudar, foram pesquisadas duas empresas do segmento de supermercados atuantes na região Oeste do Estado de São Paulo e que utilizam ou já utilizaram tal estratégia. Para tanto, buscou-se conhecer através de uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa realizada junto à quatro executivos responsáveis pela gestão das empresas. Este estudo tem como objetivo analisar se o processo de fusão e aquisição gera Vantagem Competitiva para a empresa e se ela é Sustentável. A coleta de dados foi realizada e tratada através da análise de conteúdo. O referente estudo resultou na identificação de ações estratégicas realizadas pelas empresas em busca de um posicionamento estratégico diferenciado no mercado em que elas estão inseridas. O presente estudo apresenta em suas considerações finais a utilização da Estratégia de Fusão e Aquisição por parte das empresas foco como sendo um fator de importante desenvolvimento de uma Vantagem Competitiva Sustentável.


Palavras-chave


Estratégia; Planejamento Estratégico; Supermercados; Vantagem Competitiva Sustentável

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DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawjbs.v12i1.28

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Revista Foco (Journal of Business Studies and Law), e-ISSN: 1981-223X

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