Marketing digital e redes sociais como oportunidade de inovação para micro e pequenas empresas: um estudo realizado com varejistas da cidade de Lavras – MG

Cassiano de Andrade Ferreira, Rafaella Cristina Campos, Fernanda Mariano Naves, Wanessa Barati da Silva, Gislaine Guimarães Fernandes

Resumo


Quando o ambiente se torna cada vez mais competitivo as empresas buscam formas diferentes de marketing para conquistar e fidelizar os clientes na tentativa de ampliar suas vendas. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo principal avaliar a eficácia das redes sociais como estratégia de marketing na captação, fidelização de clientes e ampliação de vendas das micro e pequenas empresas (MPEs) da cidade de Lavras-MG. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritivo-exploratória, através da aplicação de questionários estruturados aplicados a uma amostra de 92 MPEs situadas no município. Os resultados evidenciaram que as MPEs analisadas utilizam as redes sociais digitais como ferramenta de marketing, o que tem contribuído para o aumento da captação de clientes, fidelização dos mesmos e, consequentemente, para o aumento do índice de vendas.


Palavras-chave


Marketing Digital; Redes Sociais; Mídias sociais digitais; MPEs

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DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawjbs.v12i2.36

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