PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E SATISFAÇÃO DE ALUNOS DA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

Bruno Zamprogno, Alexandre Jacob, Bartolomeu Zamprogno

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a satisfação pessoal dos alunos da EAD/UAB e o papel do tutor e dos professores, o processo de comunicação e interação e a estrutura do curso. Por meio da aplicação de um questionário estruturado para verificar a percepção dos alunos em relação a alguns objetivos do curso, para levantar o perfil sociodemográfico e para verificar a sua satisfação pessoal, os resultados deste estudo, de abordagem quantitativa, apontam que a satisfação pessoal dos alunos tem
relação com o processo de comunicação e interação e com aspectos relacionados à estrutura do curso, porém não evidenciou relação com o papel do tutor e do professor, nem mesmo com variáveis de perfil. Os resultados indicam que, para melhorar a satisfação dos alunos, os gestores do curso podem, por exemplo, se atentar para a melhoria da infraestrutura dos Polos de Apoio Presencial, bem como para a capacitação dos recursos humanos necessários às fases presenciais dessa modalidade de ensino.
Assim, mesmo aplicando esta pesquisa em um único campo de estudo,
percebe-se que a gestão dos cursos da EAD/UAB tem como desafio garantir o que está previsto no Decreto nº 5.800/2006, ou seja, dispor de infraestrutura e de recursos humanos adequados às fases presenciais, e reformular, de tempos em tempos, o conteúdo e da carga horária das disciplinas, além de promover eventos que garantam a interação entre
os alunos, de tal forma que a probabilidade de encontrar alunos satisfeitos permaneça elevada.

Palavras-chave


Educação a distância; Satisfação; Gestão Pública.

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DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawrev.%20foco.v9i2.250

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