QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: um estudo de caso em uma empresa do ramo salineiro de Baixa do Meio-RN

Silmara Araújo da Silva, Rita Maria Gomes dos Santos

Resumo


Variadas transformações no mundo dos negócios, de alguma forma, afetam e influenciam no desempenho das pessoas, seja de forma positiva ou negativa, e estão diretamente ligadas à satisfação ou insatisfação no trabalho. Pesquisas sobre a qualidade de vida no trabalho proporcionam informações relevantes para que as organizações se adequem aos novos tempos em que as pessoas são valorizadas. Diante desta perspectiva este trabalho determina como objetivo geral verificar os principais fatores que influenciam na qualidade de vida no trabalho dos funcionários da empresa em estudo, identificando e analisando tais aspectos. Em termos
de metodologia, delineia-se como pesquisa descritiva e como procedimentos, considera-sevestudo de caso e pesquisa bibliográfica. Para coleta de dados foi aplicado um questionário desenvolvido nos estudos de Cheremeta, Pedroso, Pilati e Kovaleski (2011). Os resultados
demonstraram, mediante os fatores abordados na pesquisa, que a empresa encontra-se na escala utilizada entre os níveis de baixo a médio. Dessa forma, esta situação se traduz que os funcionários consideram que alguns dos aspectos estudados, não estão recebendo a devida atenção da organização e que ações poderiam ser tomadas, principalmente nos aspectos físico/saúde e profissional, para que a qualidade de vida no trabalho dos mesmos possa ser considerada satisfatória.

Palavras-chave


Qualidade de Vida no Trabalho; Satisfação no Trabalho; Modelos de qualidade de vida no trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


CAVASSANI, Amarildo Pereira; CAVASSANI, Edlene Barbieri; BIAZIN, Celestina Crocetta. Qualidade de vida no trabalho: fatores que influenciam as organizações. XIII

SIMPEP – Bauru, SP, Brasil, 06 a 08 de novembro de 2006. Disponível em: Acesso em: 17 de Mar. de 2015.

CHEREMETA, Marceli; PEDROSO, Bruno; PILATTI, Luiz Alberto; KOVALESKI, João Luiz. Construção da versão abreviada do QWLQ-78: um instrumento de avaliação da qualidade de vida no trabalho. UTFPR: Ponta Grossa-PR. Revista Brasileira de Qualidade de vida. v. 3 n. 01 – JAN/JUN.2011. Disponível em:

https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/758/600> Acesso em: 05 Mar. 2015.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 14ª ed. Rio de Janeiro: campus, 1999.

CONTE, Antônio Lázaro. Qualidade de vida no trabalho: funcionários com qualidade de vida no trabalho são mais felizes e produzem mais. Revista FAE BUSINESS n. 7 Nov. 2003.

GIL, Antônio, Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: atlas, 2010.

KRONE et. al. Qualidade de Vida no Trabalho. Artigo CESUCA, 2013. Disponível em: Acesso em: 15 de Janeiro de 2015.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de Vida no Trabalho - QVT: Conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da administração: da escola cientifica à competitividade na economia globalizada. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.

OLIVEIRA, Elizandra Cristina de. QUALIDADE de Vida no Trabalho Segundo Modelo Walton: um estudo de caso frente à percepção dos funcionários da império calçados. (2006). Disponível: em: Acesso em: 20 de fevereiro de 2015.

PEREIRA, Adolfo Plínio. Liderança e Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo sobre a percepção de colaboradores em organizações empresariais. Dissertação. São João da Boa

Vista – SP, 2012. Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE. Disponívelem: Acessoem: 30 de dezembro de 2014.

ROSSI, Ana Maria; MEURS, James A; PERREWE, Pamela L. Stress e qualidade de vida no trabalho melhorando a saúde e o bem-estar dos funcionários. São Paulo: Atlas, 2013

RUEDA, Fabián Javier Marín; et al. Construção e Validação de uma Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho. Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.

UFRGS. vol.12 no.1. Universidade São Francisco: Itatiba, 2013.Disponível em:

> Acesso em 20 de fevereiro de 2015.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; TAMAYO, Álvaro [et al.]. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

WAGNER, John A., HOLLENBECK, John R. Comportamento Organizacional: vantagem competitiva. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.




DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawrev.%20foco.v9i1.240

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Foco (Journal of Business Studies and Law), e-ISSN: 1981-223X

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.