O FOMENTO À SALVAGUARDA DOS ACERVOS MUSEAIS SOB A GESTÃO DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL

Elaine Cristine Luz Santos de Moura

Resumo


O presente trabalho trata-se de uma análise da gestão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Resulta-se de uma análise da preservação patrimonial, da função social dos Patrimônios Históricos, e da importância da mediação cultural. Para isso, foram realizadas observações no Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Por meio de pesquisas, pretende-se promover a salvaguarda dos acervos, apresentando considerações sobre a educação patrimonial. Dessa maneira, foram realizadas pesquisas em periódicos que embasaram o referencial teórico deste trabalho. Verifica-se através de
observações a importância da mediação cultural no fomento à pesquisa e a necessidade de atenção dos gestores e de toda comunidade. Verifica-se o incentivo à pesquisa, educação, turismo, lazer, valorização histórica, arte e memória. Assim como as restaurações e conservações são âmbitos fundamentais para realização deste e de todos os museus presentes
na sociedade contemporânea e para preservação da cultura material sob a gestão governamental do IPHAN.

Palavras-chave


Cultura material; Museologia; Educação Patrimonial.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Umbelino Peregrino de. Patrimônio Cultural: uma construção da cidadania. In: TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação Patrimonial reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do IPHAN na Paraíba, 2012.

ALMEIDA, Frederico Faria Neves. Desafios e Perspectivas da Gestão do Patrimônio Cultural no Brasil. Architecton - Revista de Arquitetura E Urbanismo, 2014.

APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. Reflexões sobre a Educação Patrimonial e experiências da diversidade cultural no ensino de História. In: TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação

Patrimonial reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do IPHAN na Paraíba, 2012.

BOURDIEU, Pierre.; DARBEL, Alain. O amor pela arte: Os museus de arte na Europa e seu público. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988.

BREFE, Ana Cláudia Fonseca. Comentário I: museu, imagem e temporalidade. Anuais do Museu Paulista, 2007

CARLAN, Claudio Umpierre. Os museus e o patrimônio histórico: uma relação complexa. 2008.

CHELINI, Maria-Júlia Estefânia; LOPES, Sônia Godoy Bueno de Carvalho. Exposições em museus de ciências: reflexões e critérios para análise Anuais do Museu Paulista, 2008.

FLORÊNCIO, Sônia Regina Rampim; CLEROT, Pedro; BEZERRA, Juliana; RAMASSOTE, Rodrigo. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília, Distrito Federal, 2014.

FRANZ, Teresinha Sueli. Educação para a compreensão da arte: Museu Victor Meirelles. Florianópolis, Santa Catarina, 2001.

LONDRES, Cecília. O Patrimônio Cultural na formação das novas gerações: algumas considerações. In: TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação Patrimonial reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do IPHAN na Paraíba, 2012.

RODRIGUES, Bruno César; CRIPPA, Giulia. A recuperação da informação e o conceito de informação: o que é relevante em mediação cultural? Belo Horizonte, MG, 2011.

SCIFONE, Simone. Educação e Patrimônio Cultural: reflexões sobre o tema. In: TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação Patrimonial reflexões e práticas. João Pessoa:Superintendência do IPHAN na Paraíba, 2012.

SILVA, Frederico Barbosa da; VIEIRA, Marco Estevão de M.; ZIVIANI, Paula . TURBAY; PEDRO; PASSOS, Renata. Encontros com o futuro: prospecções do campo museal brasileiro no início do Século XXI. Instituto Brasileiro de Museus, Brasília, 2013.

TOLENTINO, Átila. Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.




DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawrev.%20foco.v9i1.238

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Foco (Journal of Business Studies and Law), e-ISSN: 1981-223X

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.