MARKETING VERDE COMO PROPENSA VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL DE UMA ORGANIZAÇÃO

Cleber Vasconcelos Moreira

Resumo


O crescimento da preocupação com as consequências ambientais diante do consumo desenfreado tem levantado à questão da necessidade de um consumo consciente. Diante disso, um novo segmento de mercado tem sido encontrado, sendo denominados consumidores ecologicamente conscientes ou consumidores Verdes. Neste novo cenário valoriza-se a flexibilidade, a velocidade nos processos de mudanças e inovação, as competências em utilizar recursos
escassos, além da sensibilidade de perceber novas tendências de mercado à frente dos concorrentes e a capacidade de elaborar e fomentar ofertas em função das antecipações dos desejos e necessidades dos clientes. A dificuldade de previsão tornou-se ponto chave. É neste momento que se observa a relevância na valorização das preocupações de caráter ambiental como recursos na obtenção de vantagem competitiva. Essas duas nuancem Vantagem
Competitiva e Marketing Verde levaram a este estudo. Deste modo, foi realizado um estudo multicaso com duas empresas do setor industrial localizadas no Espirito Santo. Os resultados comprovaram que as empresas, mesmo a que investe em meio ambiente, não o faz de forma estratégica. Ainda não há uma ampla utilização do tema como fonte recurso para ser um diferencial frente ao concorrente. Ou seja, as empresas analisadas ainda não entendem o
Marketing Verde como vantagem competitiva.


Palavras-chave


Vantagem competitiva; Estratégia como prática; Marketing Verde.

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DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawrev.%20foco.v8i2.218

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