O DISCURSO ELEITORAL E A INFLUÊNCIA DO MARKETING NA GESTÃO GOVERNAMENTAL

Alessandro Gomes, Stéphane Figueiredo Ferreira

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise do discurso dos dois principais candidatos a
governador do Estado do Espírito Santo no ano de 2010, Luiz Paulo Vellozo Lucas
(PSDB) e Renato Casagrande (PSB), nos dois últimos programas da propaganda eleitoral gratuita na televisão. O artigo toma esses programas como objetos de análises, juntamente, com a análise do discurso dos principais candidatos a governador do Estado do Espírito Santo no ano de 2014, Renato Casagrande (PSB) e Paulo Hartung (PMDB), no último programa da propaganda eleitoral gratuita na televisão. O artigo traz uma trajetória da construção destes discursos e a influência do marketing na gestão governamental. Os dados foram coletados e analisados através de observação individual e pesquisa bibliográfica dos principais jornais do Espírito Santo. Para embasamento teórico buscouse, autores clássicos como: Aristóteles, Antônio Suárez Abreu, Muniz Sodré, Isabel Florinda Furini, Eni P. Orlandi entre outros, com vistas ao entendimento que envolve a oratória e o Marketing.


Palavras-chave


Análise de discurso; Discurso; Retórica; Marketing Político Eleitoral.

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DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawrev.%20foco.v8i1.205

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