O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES NA CIDADE DE MARINGÁ-PR: análise das metodologias e abordagens teóricas utilizadas nos cursos de graduação em Administração

Igor Gonçalves Guerreiro, Priscilla Borgonhoni Chagas

Resumo


Este trabalho tem por objetivo compreender as metodologias e abordagens teóricas utilizadas pelos docentes das Instituições de Ensino Superior da cidade de Maringá-PR para ministrar a disciplina da Administração da Produção e Operações (APO). O trabalho adota uma pesquisa qualitativa, na qual entrevistas semiestruturadas foram aplicadas com nove docentes que ministram a disciplina de APO em seis instituições da cidade. Os resultados apresentaram as metodologias de ensino utilizadas pelos docentes para ministrar o conteúdo, contribuindo para as instituições avaliarem os desafios que possuem no processo ensino-aprendizagem, bem como realizar uma análise dessas práticas, impactando na qualidade do ensino. Essa avaliação influencia na matriz curricular e ementa das instituições pesquisadas do curso de Administração, pois algumas concepções e ferramentas dos sistemas de produção não são ministradas pelos professores por não comporem o conteúdo programático da disciplina, impactando na qualidade do processo ensino-aprendizagem. Por fim, o artigo colabora com a discussão qualitativa da educação brasileira, contribuindo para que as instituições reflitam sobre o ensino e a formação do administrador no contexto atual.

Palavras-chave


Ensino Superior Brasileiro; Ensino de Administração; Administração da Produção e Operações.

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DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawrev.%20foco.v10i2.195

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