FAÇO O QUE DIGO? A relação entre o Projeto Político Pedagógico e a prática Docente

Ricardo Ribeiro Rocha Marques, Marina Batista Chaves Azevedo de Souza

Resumo


A partir das discussões que existem sobre a necessidade da existência de ações práticas para a implementação da teoria contida nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de graduação, tem-se como objetivo analisar o discurso de dez professores pertencentes a dois cursos de diferentes áreas do conhecimento (ciências sociais aplicadas e ciências da saúde). Foram verificadas questões que integram os projetos, de maneira a questionar se existe coerência entre a teoria e a prática docente, quando levados em consideração os projetos de cada curso. A pesquisa pode ser configurada como de campo, descritiva, e qualitativa, com dados analisados a partir de uma epistemologia interpretativista, utilizando a análise do conteúdo com categorias definidas a priori. Foram entrevistados 5 professores do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba, e 5 professores de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba. O roteiro semiestruturado foi construído tendo como base os preceitos de Masseto (2012) sobre o conteúdo e a necessidade de um projeto bem desenvolvido e implementado pela instituição e docência. De acordo com o modelo teórico, os resultados demonstraram fragilidade nas práticas docentes quando estas são comparadas ao que se tem nos projetos de cada curso, evidenciando a necessidade de melhor planejamento docente, engajamento com o projeto e integração entre docência e instituição.

Palavras-chave


Administração; Ensino; Projeto Político Pedagógico; Terapia Ocupacional.

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DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawrev.%20foco.v10i2.191

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