ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO DE PESSOAS: um estudo baseado em princípios da Hierarquia de Necessidades de Maslow

Vander Luiz da Silva, Camila Maria Uller, Jordana Dorca dos Santos, Fabiane Avanzi Rezende

Resumo


A motivação é um tema complexo, abordado por diversos pesquisadores que elaboraram teorias visando explicar o fenômeno motivacional e sua influência sobre o comportamento humano. Entre as teorias de motivação, uma importante teoria é a Hierarquia de Necessidades de Maslow que relaciona a motivação das pessoas a um conjunto de necessidades. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo analisar o grau de satisfação e a questão motivacional de pessoas para as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e autorrealização. O estudo foi realizado em uma empresa do setor mecânico, localizada na região Centro Ocidental do Paraná. Para a realização do estudo, foi aplicado um questionário a 40 pessoas, de diferentes características, como idade, gênero, escolaridade e renda familiar. Com base nos resultados, constatou-se que, de maneira geral, os entrevistados estão satisfeitos pelo atendimento às necessidades fisiológicas, como alimentação, moradia, vestuário e descanso, porém, outras necessidades, dispostas em outros níveis da pirâmide de Maslow, não foram completamente atendidas e, portanto, resultam em insatisfação pela ausência de estímulos motivacionais.

Palavras-chave


Motivação; Organização; Teorias.

Texto completo:

PDF

Referências


ARMSTRONG, M. Gerente eficaz. São Paulo: Clio Editora, 2011.

BONETTI, G. Motivação dos funcionários em um escritório de contabilidade: aplicação do modelo dos dois fatores de Frederick Herzberg. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

BONOME, J. B. V. Teoria geral da administração. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

Borba, V. R. Utilização do Ciclo PDCA na organização do arranjo físico do laboratório de ajustagem do Instituto Federal de Santa Catarina. In: SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2. 2013. Chapecó. Anais... Chapecó: UFSC, 2013.

BUENO, M. As teorias de Motivação Humana e sua contribuição para a empresa humanizada: um tributo a Abraham Maslow. Revista do Centro de Ensino Superior de Catalão, Catalão/GO, ano 4, n. 6, p. 1-25, 2002.

CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. 2., ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

FERREIRA, A.; DEMUTTI, C. M.; GIMENEZ, P. E. O. A Teoria das Necessidades de Maslow: A Influência do Nível Educacional Sobre a sua Percepção no Ambiente de Trabalho. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO (SEMEAD), 13. 2010. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2010.

FERREIRA, A.; VILAS BOAS, A. A.; ESTEVES, R. C. P. M.; FUERTH, L. R.; SILVA, S. Teorias de motivação: uma análise da percepção das lideranças sobre suas preferências e possibilidade de complementaridade. In: SIMPÓSIO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 13., 2006, Bauru/SP. Anais... Bauru/SP: 2006.

FGV. Fundação Getúlio Vargas. Renda Familiar das Classes, 2016. Disponível em: < http://cps.fgv.br/qual-faixa-de-renda-familiar-das-classes>. Acesso em 15 março 2017.

FRAGA, L. D. Motivação nas organizações. Revista Católica, Uberlândia, v.3, art. 05, p. 1-15, 2011.

GARETH, R. J.; GEORGE, J. M. Fundamentos da Administração Contemporânea. São Paulo: McGraw Hill, 2012.

GAVIOLI, E.; GALEGALE, N. V. Hierarquia das necessidades associadas aos tipos psicológicos. São Paulo: CEETEPS, 2007.

HESKETH, J. L.; COSTA, M. T. P. M. Construção de um instrumento para medida de satisfação no trabalho. Rev. Adm. Emp., Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 59-68, 1980.

IVANCEVICH, J. M. Gestão de recursos humanos. 10., ed. Porto Alegre: AMGH, 2008.

MARSON, L. S. C.; RODRIGUES, M. V.; CALDERÓN, P. A. L.; SANTOS, I. C. A relação entre motivação e qualidade de vida no trabalho: um estudo com técnicos administrativos de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 2011, Niterói/RJ. Anais... Niterói/RJ: 2011.

MATSUOKA, L. T.; SILVA, J. J. Os eventos e a hierarquia das necessidades humanas de Maslow: conjecturas na sociedade contemporânea. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 10, p. 633-639, 2013.

MCSHANE, S. L.; VON GLINOW, M. A. Comportamento Organizacional. 6., ed. Porto Alegre: McGraw Hill Brasil, 2014.

MOURA, R. GOMES; LOPES, P. DE L.; PEREIRA, F. C . As Teorias de Maslow e Hezberg Aplicas em uma Fundição o Município de Barra do Piraí como Ferramenta de Desenvolvimento Organizacional: um Estudo de Caso. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 11. 2014. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: 2014

OLIVEIRA, F. M. P. A importância do fator de remuneração na motivação humana para o trabalho. 2008. 56 f. Conclusão de curso (Especialização em Administração Judiciária) – Universidade Estadual Vale do Aracaú, Fortaleza, 2008.

PEREIRA, F. K. S. Variações motivacionais em ambientes de remuneração variável: um estudo com os valores pessoais. 2011. 162 f. Conclusão de curso (Mestrado em Administração) – Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2011.

RAMOS, D. M. Assédio moral como fator de baixa motivação e qualidade de vida no trabalho. Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, 2007.

REZENDE, F. Motivação: a sua importância no processo de educação. 1., ed. Rio de Janeiro: Clube de Autores, 2008.

ROCHA, J. A. O. Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública. 3., ed. Lisboa: Escolar Editora, 2005.

SANTOS, C. J. G. Tipos de pesquisa, 2002. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2014

SEBRAE – Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas. Participação das micro e pequenas empresas na economia brasileira. Brasília: SEBRAE, 2014.

SILVA, A.; WOLF, L.; COSTA, M. C.; COSTA, S.; MAGRO, T. Motivação no trabalho. Portugal: Universidade do Minho, 2006.

Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2016.

SILVA, V. L.; ULLER, C. M.; REZENDE, F. A. Identificação de estímulos de motivação. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. 5., 2015. Ponta Grossa/PR. Anais... Ponta Grossa: UTFPR, 2015.

VIEIRA, C. B.; BOAS, A. A. V.; ANDRADE, R. O. B.; OLIVEIRA, E. R. Motivação na Administração Pública: considerações teóricas sobre a aplicabilidade dos pressupostos das teorias motivacionais na esfera pública. Revista ADMpg Gestão Estratégica. Ponta Grossa, v. 4, n. 1, p. 1-18, 2011.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 9., ed. São Paulo: Atlas, 2007.




DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawrev.%20foco.v10i2.186

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Foco (Journal of Business Studies and Law), e-ISSN: 1981-223X

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.