AS RELAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E O MERCADO SOB A PERSPECTIVA DO MARKETING: uma revisão sistemática de literatura

Ricardo Braga Veroneze, André Luiz Zambalde, Dalton de Sousa, André Siqueira Rennó

Resumo


O objetivo do trabalho foi investigar quais são as relações entre a universidade e o mercado através da perspectiva do marketing. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura, utilizando a base de dados Scince Direct buscando sistematizar os estudos sobre marketing e inovação em universidades de modo a identificar dimensões, estratégias e práticas de marketing que estejam inseridas no processo de pesquisa e comercialização de tecnologias
universitárias. Através do estudo foi possível verificar que o marketing pode ser utilizado como um catalisador para o mercado, a sociedade e o governo. Tal representação foi proposta por uma figura denominada rizoma tecnológico. Sugerem-se futuros trabalhos que busquem a partir de uma orientação ampla de marketing, compreender melhor a inter-relação entre as universidades e todos os agentes envolvidos no sistema de inovação de um país.

Palavras-chave


Revisão Sistemática; Marketing; Inovação; Universidades.

Texto completo:

PDF

Referências


AHIM, Noorlizawati Abd; MOHAMED, Zainai B.; AMRIN, Astuty. Commercialization of Emerging Technology: The Role of Academic Entrepreneur. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 2015, v 169 n 1 p. 53-60

ALBUQUERQUE, Eduardo, et al. Developing National Systems of Innovation: University–Industry Interactions in the Global South.Cheltenham Glos: Edward Elgar Publishing. 2015.

ANKRAH, Samuel; OMAR, AL-Tabbaa. Universities–industry collaboration: A systematic review. Scandinavian Journal of Management, 2015, 31.3: 387-408.

AUDY, Jorge Luiz Nicolaset al. TECNOPUC: uma proposta de habitat de inovação para Porto Alegre. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2002.

BAKER, Paul MA; BUJAK, Keith R.; DEMILLO, Rich. The evolving university: Disruptive change and institutional innovation. Procedia Computer Science, 2012, v. 14, n. 1,p. 330-335.

BERCOVITZ, Janet ; FELDMAN, Maryann P. Fishing upstream: Firm innovation strategy and university research alliances. Research Policy, v. 36, n. 7, p. 930-948, 2007.

BICKHOFF, Nils; HOLLENSEN, Svend; OPRESNIK, Marc. Marketing and marketing management: A first basic understanding. The Quintessence of Marketing. Springer Berlin Heidelberg, 2014.

BOEHM, Diana Nadine; HOGAN, Teresa. Science-to-Business collaborations: A science-tobusiness marketing perspective on scientific knowledge commercialization. Industrial Marketing Management, v. 42, n. 4, p. 564-579, 2013.

BOJESEN-TREPKA, Mark Holten. Industrial firm technology transfer: the role of marketing. Hamilton: University of Waikato, 2009.

CALAFELL, Genina; BONIL, Josep; JUNYENT, Mercé. Rizoma, an R&D&i Proposal in Education for Sustainability between Universities and Companies. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 139, 551-558, 2014.

DE BENEDICTO, Samuel. Carvalho. Apropriação da inovação em agrotecnologias: estudo multicaso em universidades brasileiras. 2011. 308 páginas. Tese de Doutorado - Universidade Federal de Lavras, Lavras.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs vol. 3. São Paulo: Editora, 1996, 34.

ELFENBEIN, Daniel W. Publications, patents, and the market for university inventions. Journal of Economic Behavior & Organization, 2007, v. 63 n. 4 p. 688-715. Nova York.

ELSEVIER. Guia de referência rápida. 2015. Disponível em

ttp://www.americalatina.elsevier.com/sul/ptbr/material_apoio/2011/2337%20Scienceirect%20 User%20Guide_PTB.pdf > Acesso em Set. de 2015.

ETZKOWITZ, H; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from national systems and 'Mode 2' to a triple helix of University-Industry-Government Relations. Research Policy, Amsterdam, 2000.

ETZKOWITZ, Henry. et al. The future of the university and the university of the future: evolution of ivory tower to entrepreneurial paradigm. Research Policy, v. 29, n. 2, p. 313-

, 2000.

FELDMAN, Maryann P.; LINK, Albert N.; SIEGEL, Donald.. The economics of science and technologyNorwell: Kluwer Academic Publishing, 2002.

FELLER, Irwin. Universities as engines of R&D-based economic-growth - they think they can. Research Policy, v. 19, n. 4, p. 335-348, 1990.

FELSENSTEIN, Daniel. University-related science parks - seedbeds or enclaves of innovation. Technovation, v. 14, n. 2, p. 93-110,1994.

FRANKELIUS, Per. Questioning two myths in innovation literature. The Journal of High Technology Management Research, 20(1), 40-51, 2009.

GALAN-LADERO, Mercedes. et al. Sustainable, socially responsible business: the causerelated marketing case. A review of the conceptual framework. Journal of Security and Sustainability Issues, 2(4), 35-46, 2013.

GARNICA, L. A.; TORKOMIAN, A. L. V. Gestão de tecnologia em universidades: uma análise do patenteamento e dos fatores de dificuldade e de apoio à transferência de tecnologia no Estado de São Paulo. Gestao & Produção, v. 16, n. 4, p. 624-638, 2009.

GIL (2009) G., A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2009. p.

GRIGG, Trevor. Adopting an entrepreneurial approach in universities. Journal of Engineering and Technology Management, v. 11, n. 3-4, p. 273-298, 1994.

GRÖNROOS,Christian.From marketing mixto relationship marketing: towardsa paradigm shift in marketing.ManagementDecision, v.32, n. 1, p.04-20,1994.

Guan e Zhao (2013) GUAN, Jiancheng; ZHAO, Qingjun. The impact of university–industry collaboration networks on innovation in nanobiopharmaceuticals. Technological Forecasting

and Social Change, 2013, V 80.N. 7 p. 1271-1286. Londres

GUAN, Jiancheng; ZHAO, Qingjun. The impact of university–industry collaboration networks on innovation in nanobiopharmaceuticals. Technological Forecasting and Social

Change, 2013, V 80.N. 7 p. 1271-1286. Londres. Setembro.

HAASE, Heiko; ARAÚJO, Eliane Cristina de; DIAS, Joilson. Inovações Vistas pelas Patentes: Exigências Frente às Novas Funções das Universidade. Revista Brasileira de Inovação, v. 4, n. 2 jul/dez, p. 329-362, 2005.

HEITOR, Manuel. How university global partnerships may facilitate a new era of international affairs and foster political and economic relations. Technological Forecasting and Social Change, v. 95, p. 276-293, 2015.

HEMMERT, Martin; BSTIELER, Ludwig; OKAMURO, Hiroyuki. Bridging the cultural divide: Trust formation in university–industry research collaborations in the US, Japan, and South Korea. Technovation, 2014, v. 34 n. 10 p. 605-616. Nova York.

KOPF, Dennis A. Endogenous growth theory applied: Strategies for university R&D. Journal of Business Research, 2007, v. 60 n. 9: p. 975-978. Nova York.

KOTLER, Philip.; KELLER, Kevin.Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

KOTLER, Philip.Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura. 2000.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. São Paulo: Elsevier, 2010.

LEVY, Yair; ELLIS, Timothy J. A systems approach to conduct an effective literature review in support of information systems research. Informing Science: International Journal of an

Emerging Transdiscipline, v. 9, n. 1, p. 181-212, 2006.

LINK, Albert N.; SIEGEL, Donald S.; VAN FLEET, David D. Public science and public innovation: Assessing the relationship between patenting at US National Laboratories and the Bayh-Dole Act. Research Policy, 2011, v. 40 n. 8 p. 1094-1099.

MARKMAN, Gideon. D. et al. Innovation speed: Transferring university technology to market. Research Policy, v. 34, n. 7, p. 1058-1075, 2005.

MCCARTHY, Edmund Jerome. Basic marketing: a managerial approach. Homewood: Ed homewood. 1996.

MOHR, Jakki. Marketing para mercados de alta tecnologia e de inovações.São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.

NERKAR, Atul; SHANE, Scott. When do start-ups that exploit patented academic knowledge survive?. International Journal of Industrial Organization, 2003,v 21 n. 9 p. 1391-1410.

OZGUL, Ufuk; KUNDAY, Ozlem. Conceptual Development of Academic Entrepreneurial Intentions Scale. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 2015, v 195 n 1 p. 881-887.

PETERS, T. J.;WATERMAN, R. H. In search of excellence: Lessons from America's bestrun companies: HarperCollins. 2004. 400 p Nova York.

PETTICREW, Mark; ROBERTS, Helen.Systematic Reviews in the Social Sciences - a practical guide. United Kingdom: Blackwell Publishing, 2006.

PINHO, José. Benedito. Comunicação em marketing.Campinas: Papirus Editora. 2001.

PLEWA, Carolin. et al.The evolution of university–industry linkages—A framework. Journal of Engineering and Technology Management, v. 30, n. 1, p. 21-44, 2013.

RAMPERSAD, Giselle; PLEWA, Carolin; TROSHANI, Indrit. Investigating the use of information technology in managing innovation: A case study from a university technology

transfer office. Journal of Engineering and Technology Management, 29(1), 3-21, 2012.

RAMPERSAD, Giselle; QUESTER, Pascale; TROSHANI, Indrit. Managing innovation networks: Exploratory evidence from ICT, biotechnology and nanotechnology networks. Industrial Marketing Management, 39(5), 793-805, 2010.

RENNÓ, André. Siqueira. Propriedade intelectual e apropriabilidade em universidades federais: Estudo multicaso no estado de Minas Gerais. 2015. 158 páginas. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Lavras, Lavras.

SAGUY, I. Sam. Academia-Industry Interaction in Innovation: Paradigm Shifts and Avenues for the Future. In: Advances in food process engineering research and applications. Springer

US, 2013. p. 645-656. Nova York.

SANTANA, Élcio Eduardo de Paula; PORTO, Geciane Silveira.. E Agora, o que Fazer com Essa Tecnologia? Um Estudo Multicaso sobre as Possibilidades de Transferência de Tecnologia na USP-RP. RAC, Curitiba, v. 13, n. 3, p. 410-429, 2009.

SETTE, Ricardo de Sousa. et Al (org). Marketing: uma visão brasileira. Lavras - MG: Ed. UFLA, 2013.

SHETH, Jagdish. N.; SISODIA, Rajendra. S. How to reform marketing. Does Marketing Need Reform, 324-333, 2006.

SOUSA, Dalton. et al. Relations Between Marketing and Innovation in Brazilian Universities. Lecture Notes in Computer Science, v. 9265, p. 379-389, 2015.

SUH, Nam Puh. University-industry interaction for the innovation of new products and processe a united-states model. Robotics and Computer-Integrated Manufacturing, v. 7, n. 1-2, p. 15-25, 1990.

WALTER, Achim; AUER, Michael; RITTER, Thomas. The impact of network capabilities and entrepreneurial orientation on university spin-off performance. Journal of Business Venturing,v. 21, n. 4, p. 541-567, 2006.

WRIGHT, Mike, et al. Mid-range universities’ linkages with industry: Knowledge types and the role of intermediaries. Research Policy, 37, 1205—1223, 2008.

WU, Jie. Cooperation with competitors and product innovation: Moderating effects of technological capability and alliances with universities. Industrial Marketing Management,

v. 43, n. 2, p. 199-209, 2014.

ZANDBERG, Michel do Carmo. A importância da gestão de marketing em empresa inovadora: estudo de empresa do Prime-Programa Primeira Empresa Inovadora. 2012. 75 páginas. Dissertação de Mestrado. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.




DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawrev.%20foco.v10i1.169

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Foco (Journal of Business Studies and Law), e-ISSN: 1981-223X

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.