Da mídia de massa às novas mídias: aspectos evolutivos da comunicação em Marketing

Cristian Luis Schaeffer, Fernando Bins Luce

Resumo


O objetivo deste artigo consiste em analisar, com base no levantamento de artigos e bibliografias da área, os aspectos evolutivos e o papel da comunicação em marketing com o surgimento das novas mídias. Foram estudados conceitos como Marketing, Mix de Marketing, promoção/comunicação, mídia de massa e novas mídias, além do impacto causado pela tecnologia. A análise dessas informações permitiu traçar um quadro geral com as principais características de ambas as categorias de mídias e os fatores que contribuíram para essa evolução, além de avaliar os desafios para a comunicação em Marketing. As novas mídias exigiram uma mudança no papel e no pensamento do Marketing, já que a comunicação impessoal cedeu espaço para a interatividade. E cabe aqui destacar que a área de Marketing está se esforçando para acompanhar essas mudanças.

Palavras-chave


Marketing; Comunicação; Mídia de Massa; Novas Mídias; Tecnologia.

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DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawrev.%20foco.v11i2.158

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