Representações Sociais dos estudantes de Administração sobre o ensino universitário: estudo em uma universidade pública de Paranavaí

Waldir Colli, Priscilla Borgonhoni Chagas

Resumo


O objetivo deste artigo é compreender as representações sociais dos estudantes universitários do primeiro e do último ano de Administração sobre o Ensino Superior, em uma Universidade Estadual em Paranavaí, no Estado do Paraná. O estudo fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais e apresentou os seus principais conceitos e como são construídas as representações com base no senso comum. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, realizada com quatorze acadêmicos e analisadas por meio da análise de conteúdo. Os principais resultados da pesquisa indicam que o curso de Administração é visto pelos acadêmicos como uma forma de oportunidade no mercado de trabalho e ascensão profissional. Entretanto, aponta também para um mercado competitivo, o qual exige que haja qualificação profissional de forma continuada. O estudo aponta que há demandas que são parcialmente atendidas na formação dos administradores, sobretudo no que diz respeito ao aspecto prático da profissão, refletindo em uma visão limitada dos acadêmicos em relação às funções e possibilidades de atuação de um administrador na atualidade.

Palavras-chave


Representações Sociais; Ensino Superior; Graduação em Administração.

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DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawrev.%20foco.v11i1.142

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