A comercialização de revestimentos cerâmicos na América Latina

Kleber Silva Oliveira, Julio Cesar Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira, Débora Volpato

Resumo


O estudo objetivou analisar a percepção das empresas importadoras da América do Sul perante a comercialização de revestimentos cerâmicos com o Brasil, Itália, Espanha e China. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo. Para a coleta dos dados foi enviado um questionário para 27 empresas, com a participação efetiva de 10 importadoras. A análise dos dados foi essencialmente qualitativa. Verificou-se que a capacidade produtiva das empresas brasileiras aumentou consideravelmente ao longo dos anos, quase dobrando o número e atingindo seu ápice em 2015. Percebeu-se a grande experiência dos entrevistados no setor em estudo, onde 40% das empresas possuía mais de 20 anos de mercado e os outros 60% até 8 anos. A inovação no lançamento de novos produtos, aliada a novos designs, contribuem para o aumento das vendas, uma vez que o importador terá sempre novas opções de compra para apresentar em suas lojas.

Palavras-chave


Comercialização; América do Sul; Revestimentos Cerâmicos.

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DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawrev.%20foco.v11i1.133

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Revista Foco (Journal of Business Studies and Law), e-ISSN: 1981-223X

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