A apropriação da tecnologia de informação na fomentação de um diferencial competitivo

Daniel Nunes de Almeida

Resumo


O objetivo desse estudo é analisar como a empresa, com fins comerciais, tratam a interação com seus clientes e como usam as redes sociais para tal comunicação. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura e, posteriormente, um breve estudo de caso2. O instrumento de coleta de informações para o estudo de casos foi o questionário aplicado ao sócio diretor da empresa Pereira Assessoria3, o senhor Emílio4, localizada em Vitória, ES e responsável pelo controle de mídias sociais do Mendes Shopping5. Buscou-se ainda identificar a percepção do entrevistado em relação ao tipo de vantagens do uso das redes sociais. Concluímos que é impossível ignorar a relevância do fator internet, sendo hoje fator determinante de sucesso e insucesso de diversas empresas no âmbito nacional e internacional, caracterizando-se por uma excelente ferramenta de contato com seus clientes. Notamos que a empresa Mendes Shopping por investir em profissionais qualificados vem conseguindo se apropriar desse meio de interação com o cliente de forma satisfatória.

Palavras-chave


Empresas; Competição; Mídias Sociais; Internet.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBRECHT, Karl. Revolução nos serviços: Como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar seus clientes. Livraria Pioneira Editora, São Paulo, 1988.

BRETZKE, Mirian. Marketing de relacionamento e competição em tempo real. Editora Atlas, São Paulo, 2000.

FELIPINI, Dailton. Empreendedorismo na internet. Lebooks, 2012.

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: Técnicas para análise da indústria e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

SAVAZONI, Rodrigo. et. al. Cultura digital.br. Beco do Azougue. Rio de Janeiro, 2009.

TORRES, Cláudio. Marketing na internet. 2010 Disponível em: Acessado em 21/02/2013




DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawrev.%20foco.v7i1.124

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Foco (Journal of Business Studies and Law), e-ISSN: 1981-223X

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.