A arte de fidelizar clientes como diferencial competitivo

Fagna Florindo de Oliveira, Sonia Maria Rodrigues Santos

Resumo


Este trabalho pretende avaliar as práticas de fidelização de clientes adotadas pela empresa Móveis Conquista, à luz da literatura especializada. A metodologia considera duas vertentes, uma marcada pela revisão de literatura e outra na análise de uma empresa, considerada como estudo de caso, de cunho exploratório-avaliativo. Tomou-se por base a comparação entre os indicativos das fontes teóricas consultadas e a prática da referida empresa. Para o levantamento de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores e colaboradores. A partir da comparação, identificou-se a necessidade da empresa Moveis Conquista adotar estratégias competitivas, voltadas para a manutenção do cliente, com medidas capazes de desenvolver um relacionamento ainda maior. Identificou-se ainda que, diante do novo cenário de negócios, a referida empresa, a partir das ações em curso, vem
ganhando cada vez mais espaço no mercado, reconhecendo que os clientes devem ser considerados necessários para o sucesso da organização, assim como reconhece a necessidade de aperfeiçoar as ferramentas de relacionamento já utilizadas.

Palavras-chave


Fidelização; Clientes; Satisfação; Relacionamento com o cliente.

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DOI: https://doi.org/10.21902/jbslawrev.%20foco.v7i1.123

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Revista Foco (Journal of Business Studies and Law), e-ISSN: 1981-223X

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